terça-feira, 19 de maio de 2009

História do Muay Thai no Brasil




Em 1979 começou uma nova modalidade no Brasil, o Grão Mestre Nélio Naja introduziu o Muay Thai, na época mais conhecido como Boxe Thailandês, no país.
Em 1980 foi fundada a primeira associação de Muay Thai, onde tinha como presidente o Grão Mestre Flavio Molina. Em 1981 aconteceu o primeiro campeonato Interestadual no Rio de Janeiro, no Bérro D´agua, onde hoje é academia Nobre Arte, foi um duelo entre Rio de Janeiro e Curitiba, onde Rio de Janeiro foi o campeão. Ainda em 1981, o fundador e presidente da Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT), Grão Mestre Luiz Alves, fazia a sua estréia como lutador de Muay Thai.

Mais informações
click aqui




TECNICAS BÁSICAS

O Muay Thai é uma técnica de luta de contato muito eficiente em função de sua prática ser o mais próximo do combate real possível. Durante os treinos o praticante não aprende só a dar golpes como também a recebê-los. O Muay Thai é uma técnica eficiente porque é dinâmica,durante sua prática a defesa de um golpe é um novo ataque ou uma defesa seguida de um ataque seguidamente. O praticante de Muay Thai visa o nocaute e não marcar pontos, os golpes são dados sequencialmente e não isolados. Quando o Muay Thai se tornou uma forma esportiva de luta ele englobou técnicas de boxe ocidental(boxe inglês) a seu arsenal de técnicas devastadoras. Click aqui



Técnicas com o joelho, Técnicas com as Pernas, Técnicas com o Cotovelo, Técnicas Defensivas, O Clinch



Esse método de luta e auto-defesa fazia uso de diversas armas como por exemplo: espadas, facas, lanças, bastões, escudos, machados, arco e flecha, etc. No treino do “Chupasart”, freqüentemente ocorriam acidentes que causavam algumas vezes graves ferimentos aos praticantes. Para que eles pudessem treinar sem ferir-se, os tailandeses criaram um método de luta sem armas, o precursor do atual boxe tailandês. Assim eles podiam exercitar-se e treinar mesmo em tempos de paz e sem o risco de ferir-se. No início, o boxe tailandês era muito parecido com o kung fu chinês – um fato normal levando-se em conta a origem do povo Tailandês. O antigo boxe tailandês utilizava-se de golpes com as palmas das mãos, ataques com as pontas dos dedos, imobilizações e mãos em garras para segurar o oponente. Com o tempo, ele foi modificando-se e transformou-se no estilo de luta que é hoje.


Em 1930 vieram as mudança mais radicais no esporte. Foi então que se introduziram as regras e regulamentos de hoje. Cordas amarradas aos braços e mãos foram abandonados e luvas passaram a ser utilizadas pelos lutadores. Esta inovação também se deve ao respeito e ao sucesso crescente dos pugilistas tailandeses no boxe internacional. Juntamente à introdução de luvas, vieram as classes de peso baseadas nas divisões do boxe internacional. Estas e outras inovações – como a introdução de cinco rounds – alteraram substancialmente as técnicas de luta que os pugilistas usavam, causando assim o desaparecimento de alguns lutadores importantes da época. Antes da introdução de classes de peso, um lutador poderia lutar com qualquer adversário de tamanho e diferença de peso. Porém, a introdução das classes de peso ajudou os lutadores a lutarem mais emparelhados e uniformemente, saindo de cada categoria um campeão. A maioria dos lutadores tailandeses pertencem às classes de peso mais baixas. Setenta por cento de todos os lutadores pertencem à mosca e divisões de pesos pequenos. Há médios e meio-pesados mas eles não são vistos com freqüência e as categorias mais pesadas raramente lutam.

Golpes mais uilizados

  • a) Punhos (Mhad)
  • b) Chutes (Dteh)
  • c) Joelhada (Kao)
  • d) Cotovelada (Sok)
  • e) Defesas (Pongkan)
  • f) Clinch (Plam)
Os soc0s do Muay Thai

  • Jab - É o principal soco usado em luta e serve de "porta" para os outros socos.

  • Cruzado - É o soco desderido com o braço de trás e que tem muito mais força que o Jab.

  • Jab e Cruzado - Os socos Jab e cruzado sendo executados seguidamente.


  • Hook - Um dos socos mais potentes do Muay Thai que quase sempre leva ao nocaute.
  • Uppercut - Outro poderoso soco do Muay Thai e que quando bem aplicado leva ao nocaute em 90% dos casos. Mais imagens. click aqui












Um comentário:

  1. ctrl c, ctrl v.
    Ao efetuar esta técnica se faz mister uma leitura do que foi copiado, muita besteira seria evitada.

    Um abraço e se beber não escreva.

    ResponderExcluir