quarta-feira, 20 de maio de 2009

Muay Thai para mulheres


Foi-se o tempo em que mulher no ringue era sinal de mudança de assalto e de "incentivo" aos lutadores. A mulherada derrubou o tabu de que o mundo das lutas é território estritamente masculino e, sem perder a feminilidade, se arrisca cada vez mais nas artes marciais. A adesão nas academias especializadas cresce cada vez mais, principalmente nos meses que antecedem o verão.



Cansadas da monotonia da musculação e da demora de resultados visíveis, elas procuram nas lutas dinamismo e, sobretudo, mais diversão.


O treino que desenhou a barriga de Christine Fernandes Muay thai 4 Com uma perna na frente da outra, joelhos flexionados, pé da frente bem firme no chão, como uma base, mantenha a guarda alta (braços defendendo o rosto, punhos apontados para cima) e o abdômen contraído (a). Fixe um ponto à frente e gire o tronco no movimento de rotação, aplicando uma canelada lateral (altura da cintura). A perna da frente – que é a base – gira para dentro, quando aplicado o golpe (chute) com a perna de trás (b). Importante: quando girar o tronco, libere todo o ar, contraindo o abdômen. Repita alternando as pernas.




Para a mulher (assim como para os homens) o Muay Thai ajuda na parte aeróbica, como um excelente meio de exercitar o corpo, como uma maneira de aliviar o stress do dia a dia, ajuda a melhorar a coordenação e a flexibilidade. Além de ser um eficiente meio de defesa-pessoal.

Sistema de Competição

- Asiático = Com o uso de cotoveladas
- Europeu = Sem o uso de cotoveladas ( este sistema é o mais usado)
- Campeonato = Lutas casadas
- Torneio = Eliminatórias

Características do muay thai

É conhecido como "A Ciência dos Oito membros", pois caracteriza-se pelo uso dos cotovelos, joelhos e golpes violentos com a canela e os punhos.Uma luta que além de ter os socos devastadores do boxe inglês, é considerada uma das artes marciais que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos se não há mais.Considerado hoje como uma das melhores lutas de contato do mundo, o muay thai vem ganhando cada vez mais praticantes, é uma luta muito agressiva que desenvolve um ótimo condicionamento físico, concentração e auto-confiança.A Confederação mundial de Muay Thai baniu as cotoveladas das lutas oficiais para preservação dos atletas, sendo consideradas apenas nas regras asiáticas.

Benefícios do muay thai para saúde, corpo e mente

O Muay Thai vem ganhando cada vez mais praticantes, é uma luta muito agressiva que desenvolve um ótimo condicionamento físico e mental, concentração e auto-confiança. Além disso, o treinamento ajuda as crianças e adolescentes a terem maior poder de concentração nas suas atividades paralelas.


Benefícios Físicos

Coordenação Motora, Melhora da psicomotricidade, desenvolvimento cardiovascular, aumento da
massa muscular magra, etc.
Benefícios Psicológicos
Paliativo de tensões psíquicas, desenvolvimento do raciocínio, autocontrole, confiança, etc.


Benefícios Morais

Disciplina, respeito, humildade, convivência pacífica com a vitória e a derrota.
E ainda ajuda emagrecer, pois o gasto calórico é grande
1. Aumento da auto-estima
2. Auto confiança para situações do dia-a-dia
3. Melhora a capacidade cardiovascular
4. Defesa pessoal de alta eficiência usada no momento certo
5. Aumento da força física
6. Melhora de percepção a situações suspeitas
7. Tônus muscular e emagrecimento
Grande válvula de escape para stress



Benefícios de atividade física - porque exercitar-se?

  • O exercício acelera a circulação e faz com que o curso sangüíneo seja mais
    rápido. Uma circulação lenta é causa de muitos males e indisposições, pois
    muitas partes do organismo não são suficientemente nutridas e as substâncias
    nocivas são suficientemente removidas.
  • O exercício racional ativa e estimula as funções dos órgãos internos e
    glândulas, fazendo-os mais produtivos e fortes: “As células necessitam de
    sangue rico correndo em todas as partes e órgãos que são por elas
    constituídos”.
  • O exercício promove uma rápida eliminação das substâncias nocivas. Os
    médicos crêem que 90% das moléstias advêm da má circulação dessas
    substâncias.
  • O Exercício vence a fadiga. A circulação ativa e dissipa os depósitos de
    ácido láctico e outros venenos do organismo.
  • O exercício ativa as células, renova os tecidos e com o auxílio de uma
    alimentação adequada constrói células cheias de vida.
  • Vida é atividade, Inércia é Morte. O exercício traz atividade a todos os
    órgãos, glândulas e células, conservando o corpo cheio de energias.
  • O exercício beneficia os músculos dando-nos perfeito controle de todos os
    movimentos e fazendo o corpo obediente à nossa vontade.
  • O exercício é o melhor seguro contra as enfermidades. Ele constrói um
    fundo de resistência através do sangue rico em glóbulos brancos e vermelhos,
    que podem atacar e destruir os germes e bacilos nocivos.
  • O exercício faz o homem confiante. Não há melhor maneira para obter
    confiança em si que a habilidade e destreza física e mental.
  • O exercício estimula a eficiência de todas as partes do corpo. Ajuda-o a
    dormir melhor e mais rapidamente, dando-lhe energia para o trabalho e para os
    divertimentos. Mais
    click aqui

terça-feira, 19 de maio de 2009

Materiais mais Utilizados




Luva de combate para a prática de Boxe, Muay Thai, Kickboxing entre outras modalidades de contato.




Protetor Bucal










Protetor de cabeça


Ataduras

História do Muay Thai no Brasil




Em 1979 começou uma nova modalidade no Brasil, o Grão Mestre Nélio Naja introduziu o Muay Thai, na época mais conhecido como Boxe Thailandês, no país.
Em 1980 foi fundada a primeira associação de Muay Thai, onde tinha como presidente o Grão Mestre Flavio Molina. Em 1981 aconteceu o primeiro campeonato Interestadual no Rio de Janeiro, no Bérro D´agua, onde hoje é academia Nobre Arte, foi um duelo entre Rio de Janeiro e Curitiba, onde Rio de Janeiro foi o campeão. Ainda em 1981, o fundador e presidente da Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT), Grão Mestre Luiz Alves, fazia a sua estréia como lutador de Muay Thai.

Mais informações
click aqui




TECNICAS BÁSICAS

O Muay Thai é uma técnica de luta de contato muito eficiente em função de sua prática ser o mais próximo do combate real possível. Durante os treinos o praticante não aprende só a dar golpes como também a recebê-los. O Muay Thai é uma técnica eficiente porque é dinâmica,durante sua prática a defesa de um golpe é um novo ataque ou uma defesa seguida de um ataque seguidamente. O praticante de Muay Thai visa o nocaute e não marcar pontos, os golpes são dados sequencialmente e não isolados. Quando o Muay Thai se tornou uma forma esportiva de luta ele englobou técnicas de boxe ocidental(boxe inglês) a seu arsenal de técnicas devastadoras. Click aqui



Técnicas com o joelho, Técnicas com as Pernas, Técnicas com o Cotovelo, Técnicas Defensivas, O Clinch



Esse método de luta e auto-defesa fazia uso de diversas armas como por exemplo: espadas, facas, lanças, bastões, escudos, machados, arco e flecha, etc. No treino do “Chupasart”, freqüentemente ocorriam acidentes que causavam algumas vezes graves ferimentos aos praticantes. Para que eles pudessem treinar sem ferir-se, os tailandeses criaram um método de luta sem armas, o precursor do atual boxe tailandês. Assim eles podiam exercitar-se e treinar mesmo em tempos de paz e sem o risco de ferir-se. No início, o boxe tailandês era muito parecido com o kung fu chinês – um fato normal levando-se em conta a origem do povo Tailandês. O antigo boxe tailandês utilizava-se de golpes com as palmas das mãos, ataques com as pontas dos dedos, imobilizações e mãos em garras para segurar o oponente. Com o tempo, ele foi modificando-se e transformou-se no estilo de luta que é hoje.


Em 1930 vieram as mudança mais radicais no esporte. Foi então que se introduziram as regras e regulamentos de hoje. Cordas amarradas aos braços e mãos foram abandonados e luvas passaram a ser utilizadas pelos lutadores. Esta inovação também se deve ao respeito e ao sucesso crescente dos pugilistas tailandeses no boxe internacional. Juntamente à introdução de luvas, vieram as classes de peso baseadas nas divisões do boxe internacional. Estas e outras inovações – como a introdução de cinco rounds – alteraram substancialmente as técnicas de luta que os pugilistas usavam, causando assim o desaparecimento de alguns lutadores importantes da época. Antes da introdução de classes de peso, um lutador poderia lutar com qualquer adversário de tamanho e diferença de peso. Porém, a introdução das classes de peso ajudou os lutadores a lutarem mais emparelhados e uniformemente, saindo de cada categoria um campeão. A maioria dos lutadores tailandeses pertencem às classes de peso mais baixas. Setenta por cento de todos os lutadores pertencem à mosca e divisões de pesos pequenos. Há médios e meio-pesados mas eles não são vistos com freqüência e as categorias mais pesadas raramente lutam.

Golpes mais uilizados

  • a) Punhos (Mhad)
  • b) Chutes (Dteh)
  • c) Joelhada (Kao)
  • d) Cotovelada (Sok)
  • e) Defesas (Pongkan)
  • f) Clinch (Plam)
Os soc0s do Muay Thai

  • Jab - É o principal soco usado em luta e serve de "porta" para os outros socos.

  • Cruzado - É o soco desderido com o braço de trás e que tem muito mais força que o Jab.

  • Jab e Cruzado - Os socos Jab e cruzado sendo executados seguidamente.


  • Hook - Um dos socos mais potentes do Muay Thai que quase sempre leva ao nocaute.
  • Uppercut - Outro poderoso soco do Muay Thai e que quando bem aplicado leva ao nocaute em 90% dos casos. Mais imagens. click aqui